TV AABB-SAPÉ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Clubes de Sapé passam por dificuldades e podem encerrar atividades

Município dispõe de dois clubes que passam por crises financeiras agravadas pela pandemia de Covid-19



Os clubes associativos ainda existentes na cidade de Sapé estão passando por crises de todas as naturezas. Depois do fechamento do “Panteras Clube” e do “Clube Estrela”, a cidade agora conta apenas com o tradicional Clube Atlético Sapeense e com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-Sapé), que ainda funcionam precariamente por conta de problemas de estrutura, de caixa e de quadro associativo.

Os clubes, de forma geral, passam por crises por conta da concorrência ampla de condomínios, casas de shows, salões de festas, shoppings e outras estruturas que oferecem esportes, entretenimentos e atividades sociais. Até mesmo a internet, TV por assinatura, jogos eletrônicos e os canais de streams concorrem com as atividades associativas dos clubes. “O individualismo proporcionado pela internet e os canais virtuais de filmes, séries e jogos ocuparam o lugar da vida social nos clubes e associações. Até os condomínios hoje oferecem quadras de esportes, piscinas, academias, salões de festas e outras atividades que antes eram exclusivas dos clubes.” Disse Jorge Galdino, presidente da AABB-Sapé.

Os clubes são importantes ferramentas de prática de esportes, entretenimento, atividades sociais, educativas e culturais, que serão necessárias para um período pós-pandemia. As autoridades e a sociedade devem se voltar para a manutenção dessas entidades e para o resgate da convivência coletiva, da socialização e de práticas saudáveis à vida em sociedade.

Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-Sapé)

A AABB-Sapé foi fundada em 23 de agosto de 1979. É um complexo esportivo e social com dois hectares que disponibiliza diversas áreas destinadas à prática de esportes e atividades sociais. “A AABB mantém funcionando duas piscinas que são utilizadas para prática de esportes e banhos recreativos, além de salão social, bar, campo de futebol society e outros espaços, mas temos dificuldades em manter o funcionamento básico do clube por conta do desinteresse da sociedade, das empresas e das autoridade. Outro agravante é crise econômica e epidemiológica em decorrência da pandemia de Covid-19”, ressaltou Galdino.

A AABB-Sapé passou recentemente por reformas estruturantes em que toda a instalação elétrica foi trocada e adequada aos padrões técnicos de segurança e eficiência, atualizou o plano de segurança, prevenção a incêndio e acessibilidade, recebendo a aprovação do Corpo de Bombeiros, e agora procura renovar a questão paisagística, pintura e recuperação de ambientes. A associação também desenvolve importantes trabalhos ambientais e sociais em parceria com o Centro de Conscientização, Defesa Ambiental e Social (Cedams).

Veja as ações da AABB-Sapé nos links abaixo:

http://aabbsape.blogspot.com/2020/05/parcerias-entre-aabb-sape-cedams-e_2.html

http://aabbsape.blogspot.com/2020/05/parcerias-entre-aabb-sape-cedams-e.html

Mesmo diante de todo o esforço, a crise provocada pelo Coronavírus agravou a situação que já estava precária. Ano passado, a AABB-Sapé ficou cinco meses fechada por conta de lockdown imposto por decretos e funcionou precariamente nos outros meses do ano. Este ano, ainda não conseguiu reestabelecer a normalidade do funcionamento, o que vem causando uma queda expressiva no quadro associativo, deixando o clube em dificuldades financeiras. “Muitos associados perderam o emprego e se desligaram do clube, outros não conseguem manter as mensalidades em dia. Tudo isso vem agravando as finanças da AABB, que tem que manter as piscinas limpas, pagar faturas de energia, encargos, contabilidade, manutenção predial e tudo o que uma empresa necessita para sobreviver. Não sabemos quanto tempo vamos aguentar nessa situação, Inclusive tivemos que fazer um parcelamento com a Energisa para não termos o serviço interrompido”, lamentou Jorge Galdino.

Clube Atlético Sapeense



O tradicional Clube Atlético Sapeense (CAS) foi fundado em 03 de julho de 1950, conhecido por grandes eventos como a tradicional Festa do Abacaxi. É uma estrutura associativa e desportiva localizada no Centro de Sapé, com ginásio poliesportivo, piscina olímpica e salão de festas. O clube também vem sofrendo pelas interrupções das atividades por conta da pandemia de Covid-19 e pela burocracia. A diretoria vem realizando melhorias e adaptações para atender às normas de segurança e acessibilidade e vem mantendo funcionamento do clube com dificuldades financeiras.



Em conversa com Luiz Carlos Nascimento, presidente do CAS, ele nos informou que a situação do Clube também é complicada. “Estamos mantendo o funcionamento com recursos escassos, salários atrasados, dívidas e os serviços de manutenção e adequação da estrutura é lento. Temos esperança na reação da sociedade, das empresas e do poder público para manter esse patrimônio da cidade”. Enfatizou o presidente.

- Acesse o site da AABB-Sapé e conheça a associação.

http://aabbsape.blogspot.com/

- Acesse a Fanpage do Clube Atlético Sapeense e conheça o clube.

https://www.facebook.com/ClubeAtleticoSapeense/

Da Redação do Portal GPS.

Nenhum comentário: